sábado, 16 de julho de 2011

Os trinta anos de "MPB-4 Adivinha o que é" 1981-2011

Do blog Novas do Inhame
Mauro Ianhez

Em 1981, o grupo gravou o LP adivinha o que é, especialmente preparado para o público infantil. hoje em dia talvez ele se enquadrasse naquele típico conjunto de "lps para crianças que divertem mais os pais", mas não posso negar que quando foi lançado, eu, no auge dos meus cinco anos, quase furei o meu de tanto escutar! com composições que passeiam pela fantasia lúdica infantil, indo do absoluto nonsense (composição estranha) à pura poesia (o verbo flor, a lua) passando por divertidas brincadeiras(adivinha o que é, nomes de gente), os quatro magos da voz conseguem fascinar adultos e crianças da primeira à última faixa.

Destaque para a criativa capa de daniel azulay, que também tinha o dom de me entreter por horas e horas procurando e descobrindo as surpresas escondidas, verdadeiros tesouros pra uma pessoinha do meu tamanho...

faixas:

1) o som dos bichos
2) o galo cantor
3) rosa branca foi ao chão
4) o verbo flor
5) composição estranha
6) todo mundo sabe dormir
7) adivinha o que é
8) nomes de gente
9) botões
10) a lua
11) o sono dos bichos
12) o pato

Do Inhame:

30 anos se passaram desde o lançamento desta grande obra. Minha infância (2ª?) foi definitivamente marcada por este LP (alias , conheci pela fita K7), desde que minha mãe ouviu em BH e lá mesmo já comprou a fita e trouxe pra gente. Também tinha comprado outra fita, esta da Nazaré Pereira que fazia grande sucesso na época (1981). Mas as músicas realmente sensacionais; a qualidade, as harmonia, as letras que fazem as crianças pensarem e viajarem. Por isso mesmo eu adorei e não sei como a fita não enrolou no som Gradiente de tanto tocar. Esta fita fez história: meu sobrinho também ouviu quando pequeno e meus filhos (primeiro a menina e agora o caçula) ainda ouvem, mas agora comprei o CD, pois a fita K7 não sei onde anda; tomara que ainda esteja boa para ouvir...

Não há uma ou outra música em especial que goste mais. Adoro todas. E como diz o blogueiro daí de cima "agrada mais os pais...", mas é um exagero. As crianças que ouvem se apaixonam pela música, a sonoridade e as letras. Coisa que prende a atenção, não é monótono e nem apelativo como as músicas do século XXI. Vale a pena e altamente recomendável para bons ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário